Terça-feira à noite, dia 29 de agosto, e o Salão Nobre do Colégio Marista Arquidiocesano estava repleto de jovens que têm algo em comum: fazem a diferença em termos de liderança.

No Fórum de Juventudes, alunos e ex-alunos ligados à PJM (Pastoral Juvenil Marista), mostraram seu protagonismo juvenil em uma atmosfera informal, sentados em almofadas, com flores, música e dinâmica.

O Fórum esse ano inaugurou a Formação de Lideranças Maristas, ação da PJM que visa a formação de animadores e coordenadores para os grupos de jovens da Pastoral. Também esteve em sintonia com a comemoração do aniversário da PJM. Tivemos presentes jovens lideranças dos grupos da PJM, jovens do grupo de Voluntariado Marista, e jovens das outras unidades Maristas de São Paulo.

Marisa Ester Rosseto, Diretora Educacional, comentou sobre a importância da juventude: “Vocês devem ter ouvido muitas vezes de muitas pessoas que vocês são o futuro, mas vocês já são importantes no presente, no hoje, no agora. Não sei se todos vocês sabem, mas recentemente fizemos o nosso PPP (Projeto Político Pedagógico), que foi feito a muitas mãos, e nele, contemplamos um capítulo sobre o assunto, “A escola para os jovens e suas juventudes”. O abre do texto sobre as juventudes e identidades no Marista Arquidiocesano tem um trecho inspirador de um poema de Fernando Pessoa: “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo/Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer/ Porque eu sou do tamanho que vejo /E não, do tamanho da minha altura…”.

Gabriela Stephani, coordenadora da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo, Karen Fukoshima, ex-aluna Marista e voluntária junto à População de Rua no Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade), Pedro Rivelino, ex-aluno Marista e atuante na Pastoral Carcerária, graduando em Letras na USP, Jeniffer Ernesto, ex-aluna Marista pertencente ao Programa Ismart, e membro do Movimento de Literatura e graduanda em Direito pela PUC-SP; e Victória Dandara, ex-aluna Marista pertencente ao Programa Ismart, participante da Cúpula Preparando Líderes Globais em Moscou participaram da mesa debatedora, compartilhando suas experiências, dando início ao debate sobre as Lideranças Jovens hoje.

Por Rafael Martins