Sobre a PJM

Protagonistas em nossa sociedade.

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) tem por objetivo estabelecer um processo de formação integral que desenvolva os aspectos da espiritualidade, da eclesialidade, da autonomia, do aprofundamento no carisma marista, do protagonismo juvenil e da intervenção na sociedade. É uma proposta educativo-evangelizadora que almeja, por meio da escuta e participação dos jovens, capacitá-los para encontrar respostas autênticas aos anseios e necessidades fundamentais das juventudes e da evangelização.

Evangelizar com vigor, de modo atraente e acessível, constitui o cerne da PJM. Ela será eficaz na medida em que, adaptada à cultura dos adolescentes e jovens, favorece a promoção humana, a solidariedade e o protagonismo juvenil. Sua ação se realiza de diferentes maneiras, segundo a diversidade de experiências que se dão no meio das juventudes.

Quem-somos

Anike

Embora seja dom, a mística precisa ser buscada, estudada, cultivada e celebrada. Quando falamos de mística do processo de educação na fé ou da mística do caminho e do amadurecimento na fé, queremos falar do humano-divino que acontece em nós no caminho da descoberta do seguimento de Jesus. Ele nos convida a viver a plenitude da vida na doação às pessoas. Isso não acontece do dia para a noite; mas aos poucos, em caminhada, como o rio que, aos poucos, se encontra no mar.

O cultivo da mística desse processo de educação na fé, na Pastoral Juvenil Marista, aqui descrito, nos conduz por dois caminhos: os lugares bíblicos, que contemplam a vida de Jesus, e os lugares maristas, que olham o contexto histórico e humano da vida de Champagnat. São dois cenários que se comtemplam. Nesses lugares há humanidade e santidade, valores, símbolos e sentidos que podem ser vivenciados.

Para saber mais sobre o histórico da PJM, acesse a sessão “materiais”

Mística

O atual modelo da PJM inspirou-se em outras iniciativas de evangelização da juventude no Brasil Marista, tais como o Movimento Eda/REMAR e o Projeto Gamar. A partir de 2002, o Brasil Marista iniciou um movimento de reorganização, culminando, em 25 de agosto de 2005, no […]

HISTÓRIA

A partir da década de 90, o Instituto Marista (presente em 79 países) iniciou um processo de reestruturação das suas Unidades Administrativas em todo o mundo. Surgiu assim, em 2002, a Província Marista do Brasil Centro-Sul, hoje denominada Grupo Marista. Presente no Paraná, Santa Catarina, […]

O GRUPO MARISTA

Uma das riquezas da Pastoral Juvenil Marista (PJM) do Grupo Marista é a existência de atividades provinciais de formação e vivência como parte do itinerário de amadurecimento da fé dos jovens. Organizadas em diversos formatos (acampamento, retiro, missão, curso, encontro…), de acordo com a faixa […]

EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS

Embora seja dom, a mística precisa ser buscada, estudada, cultivada e celebrada. Quando falamos de mística do processo de educação na fé ou da mística do caminho e do amadurecimento na fé, queremos falar do humano-divino que acontece em nós no caminho da descoberta do […]

Mística

Estrutura de animação

  • O Setor de Pastoral do Grupo Marista, à luz das diretrizes do Instituto e observando sua realidade, elabora propostas de ações para a PJM e as discute com os Irmãos, jovens, pastoralistas e demais interessados. O Setor é responsável por: acompanhar e garantir organicidade à PJM da Província; acompanhar as Experiências Formativas e Encontros de Formação para pastoralistas e jovens: elaborar subsídios e promover eventos relacionados à juventude em nível Provincial.

  • Ao lado do Setor de Pastoral está a Comissão Provincial de Juventudes, que, nas suas responsabilidades consultivas, propositivas, colaborativas e propositivas, contribui na elaboração de subsídios, organização de atividades provinciais e assessoramento das Experiências Formativas.

  • Com a intenção de acompanhar e capacitar tecnicamente as equipes de pastoral das Unidades, as frentes apostólicas dispõem de um executivo de pastoral que, por meio de assessorias às Unidades, contribui para a efetivação das propostas pastorais, incluindo a PJM.

  • Nas Unidades existe também a estrutura de PJM: o Articulador (colaborador ou Irmão), que é o nomeado pela Unidade a estar a frente da PJM local, com a função de desenvolver a PJM com elaboração de formação para os coordenadores, acompanhando-os no planejamento de encontros dos grupos, além de participarem na elaboração e realização das Experiências Formativas, acampamentos, celebrações; a Comissão Local de Juventudes, formada e eleita pelos jovens da PJM, que representa os anseios e as demandas dos grupos e encaminha propostas à Comissão Provincial de Juventudes e ao Setor de Pastoral; os Coordenadores, jovens apaixonados pela PJM e dispostos a doar seu tempo para participar ativamente da ação evangelizadora na PJM; os Participantes, jovens que participam do processo de formação proposto pela PJM, podendo assumir o serviço de monitoria e, por eleição, o de Comissão Local.

Onde estamos

Somos a PJM do Grupo Marista, presente nos estados brasileiros do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Confira, no mapa ao lado, as cidades que possuem PJM na nossa Província.

 

 

F.A.Q.

Quais os objetivos da PJM?

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) tem por objetivo estabelecer um processo de formação integral que desenvolva os aspectos da espiritualidade, da eclesialidade, da autonomia, do aprofundamento no carisma marista, do protagonismo juvenil e da intervenção na sociedade.